Quase no mundo inteiro o dia dos namorados é comemorado no dia de Sao Valentim ou San Valentino em italiano.
Quem foi Sao Valentim?
Foi um bispo que viveu entre 175 e 245d.C. e, ao contrario de que muitas pessoas pensam, o dia 14 de fevereiro é a data da sua morte. Não existem dados precisos, mas de acordo com alguns documentos ele nasceu em Interamna Nahars (atual Terni) e dedicou sua vida à propagação do cristianismo e à ajudar os oprimidos e doentes.
Depois da sua morte súbita e cruel, os fieis de San Valentino em Interamna Nahars aumentaram tanto que no dia 14 de fevereiro iniciou-se uma festa litúrgica em sua homenagem.
Essa festa se tornou rapidamente popular em outros países devido a difusão do calendário romano em toda a Europa.
No dia 15 fevereiro se comemorava, em todos os países Anglo-Saxões, a Lupercalia que era a festa da fecundação. O Papa mudou então a data da festa pagã de Lupercalia para o dia 14 de fevereiro, que se fundiu, como o tempo, à festa de San Valentino.
No inicio do século XIX a data começa a ficar mais comercial com a fabricação e comercialização de cartões com mensagens de amor na Inglaterra, e com o sucesso, iniciaram a preparar saquinhos perfumados para vender com esses cartões em Londres, Paris, Nova York e depois nos EUA. Assim nasceu o dia de San Valentino!
Lendas:
Existem diversas lendas sobre San Valentino em muitos países.
Uma delas diz que imperador Claudio, por não ter voluntários suficientes para fazer parte do seu exercito para aumentar o império romano, proibiu casamentos. O motivo de não ter voluntários era justamente porque os homens não queriam deixar suas mulheres e filhos. San Valentino então, celebrava casamentos às escondidas até ser descoberto, mantido em prisão e depois foi executado durante a noite para não despertar furia dos seus fieis.
Outra lenda diz que um centurião se apaixonou por Serapia, mas não podiam se casar pois ele era pagão e ela de uma família cristã. San Valentin então batizou e celebrou o casamento deles para que pudessem viver o seu amor.
Mais uma lenda diz que San Valentin deu uma rosa de seu jardim a um casal que estavam brigando. Disse para que eles fizessem as pazes, orando e segurando juntos essa rosa. Depois de um tempo o casal pediu para que o bispo celebrasse o casamento deles, assim outros casais passaram a pedir a mesma benção ao bispo.
Hoje:
Hoje em dia Terni comemora o dia do seu padroeiro, San Valentino, com feirinha e missas na Basílica de San Valentino.
Outros posts que podem te interessar:
- Tem vários museus grátis 1 dia do mês! Será que você está com sorte? Clique aqui
- Será que Roma Pass vale a pena? Leia aqui
- Como chegar do aeroporto para o seu hotel? Faça cotação do teu transfer aqui
- Já pensou em fazer um passeio guiado por Roma? Ele muda completamente sua experiência na cidade! Faça sua cotação aqui
- Veja promoções e aluguel de carro clicando aqui
- Compre seu chip de viagem com desconto clicando aqui
Fonte: http://www.amando.it/ e http://www.sanvalentinoterni.it/
Voce sabia sobre San Valentin? Conhece alguma outra lenda que fala sobre San Valentin? Deixe nos comentários!
Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!