Tivoli é uma cidadezinha a 32 quilômetros de Roma.
Apesar de ser pequena, Tivoli é um lugar muito charmoso e ainda mais antiga que Roma. Para quem gosta de história e natureza é um passeio que vale a pena ser feito pois fica em uma área muito verde com igrejas, edifícios históricos, termas e lugares arqueológicos.
A cidade
Como já disse, a cidade é pequena, mas uma graça… Como fui em um domingo não tinha muita gente pelas ruas, somente na praça principal, que no final da tarde estava cheio de famílias passeando e crianças brincando.
O que mais tem para ver
Igrejas
Como qualquer outro lugar da Itália, Tivoli tem várias igrejas espalhadas pela cidade. Eu sempre acho que vale a pena entrar porque sempre tem uma história interessante. Quando você menos espera pode ser surpreendido pela arquitetura, pintura ou até mesmo um detalhe curioso. A Igreja de Santa Maria Maior é considerada a mais bonita da cidade, e fica do lado da Villa d’Este
Lugares arqueológicos
Algumas construções arqueológicas que podem ser vistas são
- Aqueduto Anio Vetus e Agua Marcia, que é de quase 300 anos a. C.,
- Mensa Ponderaria que é do século 1 depois de Cristo que é o lugar onde faziam o controle dos pesos e medidas
- Aqueduto Anio Novus também do século 1
- Santuário de Hércules
- Templo de Sibilla e templo de Vespa
- Tumba dos Plauzi
Villas
As Villas são o cartão de visita de Tivoli, são três no total:
Villa d’Este
Um lugar mágico e encantador com arquitetura renascentista. Faz parte da lista do patrimônio da humanidade da Unesco e talvez seja o principal motivo para visitar Tivoli, aproveitando assim para ver as outras coisas. Veja nesse post um pouco mais sobre esse lugar maravilhoso.
Villa Adriana
A Villa Adriana também é patrimônio da Unesco e é o principal lugar arqueológico de Tivoli. Foi moradia do Imperador Adriano e dá uma ideia do que foi o Império Romano.
Villa Gregoriana
É um parque com uma ampla área verde com quedas d’água e cascatas.
Veja esse vídeo para ter uma ideia geral e babar um pouco… hehe
Como chegar?
De Roma é fácil de chegar tanto de carro, trem e ônibus. De trem, só pegar o trem da Termini em direção a Pescara e de ônibus da estação Tiburtina. Só fique atento que o horário é reduzido aos domingos.
Você já tinha ouvido falar de Tivoli? Quais outras cidadezinhas você recomendaria perto de Roma? Me conte nos comentários abaixo!
Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados! Me escreva em info@emroma.com