A Villa d’Este é um lugar mágico em Tivoli e símbolo do Renascentismo italiano. Não é à toa que é patrimônio da UNESCO e considerado o jardim de estilo italiano mais bonito, uma referência para vários jardins europeus. Com um monte de fontes, quedas d’água e grutas… parece que saiu de livros!
Um pouco sobre a Villa d’Este
A Villa foi construída pelo arquiteto Pirro Logorio por ordem do Cardinal Ippolito II que foi governador de Tivoli. A construção começou em 1550 e demorou uns 20 anos para ficar pronta. Foram encontrados muitos problemas durante a construção principalmente por causa da água, ela vem do rio Aniene e passa um canal subterrâneo de 600 metros.
No século 18, por causa da falta de manutenção houve uma decadência do complexo, que piorou ainda mais com a passagem da propriedade aos Asburgo. O jardim ficou completamente completamente abandonado, com as fontes foram deterioradas e a coleção de estátuas da época do Cardinal Ippolito foi dividida e transferida para outro lugar. A Villa ficou nesse estado de degradação até a metade do século 19, quando o cardinal Gustav con Hohelohe adquiriu a propriedade e começou com obras de restauração que a transformou em ponto de referência cultural. Inclusive, a Villa hospedou entre 1867 e 1882 o músico húngaro Franz Liszt que compõe uma música em piano inspirada nesse lugar mágico.
Com a 1ª Guerra Mundial a Villa d’Este passou a ser parte do Estado Italiano e foi restaurada e aberta ao público por volta de 1920. Depois da 2ª Guerra precisou ser restaurada novamente por causa de um bombardeio em 1944, mas por causa das condições ambientais não muito favoráveis, faz 20 anos que a Villa d’Este passa por um processo de constante restauração.
O complexo da Villa d’Este tem 4 hectares que inclui o palácio residencial e o jardim.
O palácio residencial é ainda muito bem conservado e cheio de afrescos, pinturas e esculturas que são distribuídos em 3 andares, onde se encontram o apartamento nobre, o apartamento superior e o inferior…
O palácio em si já é bem bonito, mas o jardim…. O jardim é sensacional <3 É repleto de fontes, quedas d’água, grutas que fazem você se sentir em um conto de fadas e não vai querer sair nunca mais de lá! Mas não adianta ficar descrevendo, é melhor ver…!
E as vistas! As vistas são maravilhosas!!! Sem contar o por do sol de lá… ai ai… *_*
Horário
A partir das 8h30. A última entrada é sempre uma hora antes do horário que fecha:
- Janeiro: 8h30 – 17h
- Fevereiro: 8h30 – 17h30
- Março, abril, maio, junho e julho: 8h30 – 18h15
- Setembro: 8h30 – 19h15
- Outubro: 8h30 – 18h30
- Novembro: 8h30 – 17h
- Dezembro: 8h30 – 17h
Fechado: Segundas-feiras, 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro. Se segunda-feira e feriado, é aberto ao público, e fechará no dia útil seguinte.
Grátis no primeiro domingo do mês
Passeios:
- Recomendadíssimo para quem fala inglês (excursão de ônibus com duração de 7 horas com guia em inglês) visitando Villa Adriana e Villa d’Este.
- Passeio privativo com motorista em lingua portuguesa com duração de 6 horas visitando Villa Adriana e Villa d’Este (Audioguia somente em espanhol, francês, inglês e alemão)
- Faça uma cotação dos nossos serviços privativos com motorista em lingua portuguesa clicando aqui
Onde? Como chegar?
Villa d’Este fica bem no centro de uma cidadezinha ha apenas 35km de Roma chamada Tivoli (leia mais sobre Tivoli aqui).
De Roma, é só pegar um trem na estação Termini em direção à Pescara. Tem trens que demoram meia hora e outros de uma hora de viagem, dependendo do horário. Tem quase a cada meia hora, mas programe-se se for aos domingos porque o horário é reduzido.
Fonte: Villa d’Este , Visit Tivoli
Você já tinha ouvido falar sobre Villa d’Este? Já estava na sua lista de coisas para visitar perto de Roma?
Espero que tenha gostado de saber que tem um lugar assim tão lindo em Roma!
Não conheci Tivoli, da próxima, procurarei vc! bjs
Oi Fatima! Vale super a pena conhecer Tivoli! Te aguardo! Beijos