A Villa Doria Pamphili (também escrito Pamphilj) é chamado pelos romanos de Villa Panphili. Este é o maior parque público de Roma com 184 hectares. Também é considerada a vila mais bem conservada da cidade por ainda manter caracteríticas de 1600 e 1700.
Como vários outros parques de Roma, a Villa Doria Pamphili tem origem nas famílias nobres de Roma e só foi aberta ao público em 1971. O terreno foi aquisição da família Pamphili para a sua casa de campo (pois fica fora dos muros Aurelianos). Eles já tinham propriedades perto da Piazza Navona (onde é hoje a embaixada do Brasil) e na via del Corso. Com a nomeação do cardeal Giambattista Pamphili à posição de Papa – com o nome de Innocenzo X (aquele que foi retratado por Velázquez e depois por Francis Bacon) foi iniciado a construção do palácio principal da villa e se mantém muito bem conservado até hoje.
Uma coisa interessante é ver que cada parte do parque parece um lugar diferente. Uma razão é porque é dividido em partes. Tem a parte do palácio e dos jardins e a outra parte onde antigamente era a área agrícola. Outra, é porque a vegetação muda completamente em poucos metros.
Embora ainda não conheça todos os parques, acho que a Villa Pamphili é um dos meus preferidos em Roma (vamos ver com o passar do tempo se essa opinião vai mudar! hehe).
O parque não é tão “para turista ver”. Tem áreas amplas que as pessoas podem deitar, tem muitos cachorros, e muita gente correndo e andando de bicicleta. Não é à toa que colocamos na lista dos 5 melhores lugares para correr em Roma (confira clicando aqui).
Da Villa Doria Pamphili também é possível ver um pedaço do Aqueduto Traiano-Paolo que começou as suas atividades em 1612, trazendo as águas de várias nascentes para as fontes públicas, jardins, hortas, vinhas e moinhos de Roma. Esse aqueduto termina no Gianicolo (leia mais clicando aqui), na belíssima Fontana dell’Acqua Paola.
O parque é dividido em duas partes e tem uma ponte que liga para facilitar o acesso.
Guia
Recomendo vivamente contratar uma guia privativa em língua portuguesa para seus passeios (custa menos do que você imagina!).
Horário de Abertura
Outubro a fevereiro: das 7h às 18h
Março e setembro: das 7h às 20h
Abril a agosto: das 7h às- 21h
Ingressos
A visita é gratuita.
Onde fica
O parque é grande então tem várias entradas: via di S.Pancrazio, via Aurelia Antica, via Leone XII, largo M. Luther King, via Vitellia, via della Nocetta.
Veja qual delas fica mais fácil para você.
Pertinho pra ver:
- Gianicolo – 1200 metros (14 minutos a pé)
- Trastevere (Piazza Trilussa) – 1800 metros (23 minutos a pé)
- Mercado de Porta Portese – 2000 metros (25 minutos a pé)
- Galeria Spada – 2200 metros (28 minutos a pé)
- Campo dei Fiori – 2300 metros (30 minutos a pé)
- Ilha Tiberina – 2400 metros (31 minutos a pé)
- Basilica San Pietro – 2500 metros (29 minutos a pé)
Pertinho pra comer:
Em breve!
Pertinho pra ficar:
Em breve!
Outros posts que podem te interessar:
- Tem vários museus grátis 1 dia do mês! Será que você está com sorte? Clique aqui
- Será que Roma Pass vale a pena? Leia aqui
- Como chegar do aeroporto para o seu hotel? Faça cotação do teu transfer aqui
- Já pensou em fazer um passeio guiado por Roma? Ele muda completamente sua experiência na cidade! Faça sua cotação aqui
- Veja promoções e aluguel de carro clicando aqui
- Compre seu chip de viagem com desconto clicando aqui
Fonte: Villa Pamphili, Sovraintendenza di Roma,
Você já esteve lá? Qual parque de Roma você mais gosta? Compartilhe nos comentários!
Lembre-se que nós organizamos transfers do/para o aeroporto, hospedagem e roteiros personalizados!